terça-feira, 11 de outubro de 2022

Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri promove iniciativa com a rede local

Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri promove iniciativa com a rede local

Projeto Circulando na Rede realizou 21 encontros neste ano.

 

    O Núcleo de Justiça Restaurativa da Comarca de Barueri, coordenado pela juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, vem promovendo neste ano o projeto “Circulando na Rede”, com o objetivo de proporcionar a vivência dos servidores das secretarias e demais órgãos municipais nos Círculos de Construção de Paz. A iniciativa foi idealizada pelas facilitadoras Maria Helena de Oliveira e Maria Regina Bianco Dourado.

    O projeto começou em abril de 2022 e, até o mês de setembro, promoveu 21 encontros, que abordaram diversos temas, como o autocuidado e a empatia. Ao todo, 182 pessoas participaram da iniciativa.

    O Círculo de Construção de Paz é uma das práticas mais empregadas pela Justiça Restaurativa no Brasil. Com o projeto busca-se o desenvolvimento de conexões e fortalecimento dos laços com a rede local e seus integrantes. Também fazem parte do projeto os facilitadores Andréia Miyoshi Costa Kochi, Carolina Figueiredo F. Pegoraro Cerqueira, Luiza Maria Capela Correia da Silva, Marília Vilardi Mazeto, Matheus de Andrade e Ricardo Caiafa Junior.

 

    Justiça Restaurativa

    É composta por um grupo de técnicas, princípios e atividades que buscam conscientizar sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais que podem ser motivadores de conflitos e violência. O propósito é a solução dos conflitos com a participação do ofensor e, quando houver, da vítima, assim como de suas famílias e dos demais envolvidos no fato danoso, com a presença dos representantes da comunidade atingida pelo fato.

 

    Comunicação Social TJSP – MB (texto) / MK (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário