sexta-feira, 12 de maio de 2023

Vara da Infância de Rio Preto promove Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar

Vara da Infância de Rio Preto promove Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar

Evento reuniu 900 pessoas de 31 cidades.
 
A Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério Público, realizou, na última segunda-feira (8), o “I Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar”, no Teatro Paulo Moura. O evento contou com a participação de mais de 900 pessoas de 31 cidades. O juiz da Infância e da Juventude, Evandro Pelarin, coordenou o seminário destinado a gestores e líderes de escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. O objetivo foi orientar e alinhar ações para melhorar o relacionamento e reduzir atos infracionais. O magistrado destacou que a ideia é reunir diversas frentes para troca de informações e experiências, conectando escola, família, comunidade e Poder Público.
O seminário teve como convidado o juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí, que abordou a importância da Justiça Restaurativa nas escolas. “Temos notado que os núcleos escolares, trabalhando em conjunto com a comunidade e organizações externas – como as UBS (Unidade Básica de Saúde) e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) – apresenta bons resultados para conectar novamente a escola com as crianças”, relatou.
O público pôde conhecer o projeto Ratione, desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude de Rio Preto em parceria com universidades da cidade. De acordo com a psicóloga Priscila Silveira, diariamente o Judiciário promove orientações e atividades junto aos alunos da escola estadual Victor Britto Bastos, com apoio de estudantes de Psicologia, Direito e Medicina.
O prefeito Edinho Araújo esteve presente e ressaltou a importância da integração e do preparo para enfrentamento do tema. “É um assunto que tem que ser discutido constantemente e, em Rio Preto, temos encontrado bastante sintonia entre todos os setores”, disse.
 
* Com informações da Prefeitura de São José do Rio Preto
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / divulgação (foto) 
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário