Vara da Infância de Rio Preto promove Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar
Evento reuniu 900 pessoas de 31 cidades.
A
Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, com apoio da
Secretaria Municipal de Educação e do Ministério Público, realizou, na
última segunda-feira (8), o “I Seminário da Cultura de Paz no Contexto
Escolar”, no Teatro Paulo Moura. O evento contou com a participação de
mais de 900 pessoas de 31 cidades. O juiz da Infância e da Juventude,
Evandro Pelarin, coordenou o seminário destinado a gestores e líderes de
escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. O objetivo
foi orientar e alinhar ações para melhorar o relacionamento e reduzir
atos infracionais. O magistrado destacou que a ideia é reunir diversas
frentes para troca de informações e experiências, conectando escola,
família, comunidade e Poder Público.
O
seminário teve como convidado o juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara
do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí, que abordou a importância
da Justiça Restaurativa nas escolas. “Temos notado que os núcleos
escolares, trabalhando em conjunto com a comunidade e organizações
externas – como as UBS (Unidade Básica de Saúde) e o CRAS (Centro de
Referência da Assistência Social) – apresenta bons resultados para
conectar novamente a escola com as crianças”, relatou.
O
público pôde conhecer o projeto Ratione, desenvolvido pela Vara da
Infância e da Juventude de Rio Preto em parceria com universidades da
cidade. De acordo com a psicóloga Priscila Silveira, diariamente o
Judiciário promove orientações e atividades junto aos alunos da escola
estadual Victor Britto Bastos, com apoio de estudantes de Psicologia,
Direito e Medicina.
O
prefeito Edinho Araújo esteve presente e ressaltou a importância da
integração e do preparo para enfrentamento do tema. “É um assunto que
tem que ser discutido constantemente e, em Rio Preto, temos encontrado
bastante sintonia entre todos os setores”, disse.
* Com informações da Prefeitura de São José do Rio Preto
imprensatj@tjsp.jus.br
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