quarta-feira, 23 de junho de 2021

Presidente do TJSP recebe integrantes do Poder Executivo para tratar de LOA

Presidente do TJSP recebe integrantes do Poder Executivo para tratar de LOA

Reunião aconteceu no Palácio da Justiça.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, reuniu-se hoje (22), no Palácio da Justiça, com o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; com os secretários Fernando José da Costa (Justiça e Cidadania) e Nelson Luiz Baeta Neves Filho (Projetos, Orçamentos e Gestão); e com a procuradora-geral do Estado, Maria Lia Pinto Porto Corona. O vice-presidente Luis Soares de Mello e o corregedor-geral da Justiça Ricardo Mair Anafe completaram o quadro de desembargadores que participaram da reunião. Também participaram os juízes assessores da Presidência (Gabinete Civil) Rodrigo Nogueira e João Baptista Galhardo Júnior.

Ao abrir o encontro, o desembargador Pinheiro Franco destacou os bons termos que as reuniões de trabalho têm em razão da parceria e compreensão encontradas nas pessoas de Rodrigo Garcia, Fernando José da Costa, Nelson Baeta e Lia Porto em relação às questões que envolvem o Poder Judiciário de São Paulo.

Essa foi a primeira reunião com o Governo do Estado para tratar da Lei Orçamentária Anual (LOA) relativa ao estabelecimento de despesas e receitas a serem realizadas no próximo ano no Poder Judiciário. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano. “Nossa preocupação é deixar o Tribunal de Justiça de São Paulo em condições para o prosseguimento de suas metas”, disse o presidente, que explicou as prioridades da administração do Judiciário e detalhou a política de aplicação dos recursos necessários à distribuição da Justiça até o final de 2021. As projeções para 2022 serão discutidas em reuniões entre as equipes técnicas do Executivo e do Judiciário. 

Rodrigo Garcia também agradeceu a contribuição que o Judiciário deu nesse período de contexto excepcional, diretamente influenciado pelos severos efeitos sanitários, sociais e econômicos da crise internacional provocada pela pandemia da Covid-19. “Foi fruto de partilhamento e compartilhamento de ações.” Ele explicou que, dentre as prioridades do Governo se destacam as comprometidas com a defesa da vida das pessoas, com ações anti-Covid e pós-Covid no sistema público de saúde, com o fortalecimento da rede paulista de proteção social, em especial aquela dedicada à segurança alimentar da população em risco e aos extratos sociais mais vulneráveis, que mais necessitam da proteção do Estado, e com as políticas direcionadas à sustentação do tecido empresarial, com empregos e oportunidades.

As reuniões para tratar de questões orçamentárias com o Governo do Estado tiveram início em 2020 e apresentaram, na opinião dos integrantes dos dois Poderes, resultados positivos e, desta vez, a expectativa não é diferente. “Precisamos de um orçamento adequado para manter a máquina judiciária funcionando bem, porque o Tribunal tem a responsabilidade de prestar um trabalho relevante. Investimos muito em Tecnologia da Informação e isso nos permitiu, nesse período de pandemia, continuar a trabalhar pela população.” 

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário